sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Guitar Hero



Little rockers de todo mundo, um minuto de barulho por favor. Fez a passagem para o outro lado, nesta quinta-feira, Mr. Lester William Polsfuss, ou simplesmente Les Paul - para quem gosta de música.


Nascido no estado americano de Wisconsin (que até hoje, pensávamos, só havia nos dado o excelente 'That 70's Show'), Les foi o Thomas Edison do rock and roll.


Enquanto o Thomas quebrava a cabeça para melhorar a vida dos que estão em casa (além da lâmpada, poucos sabem que foi ele quem inventou o toca-discos - ignorância de gente que acha que viver no claro é mais importante que ouvir um bom disco) o nosso Les passava as noites tentando dar vida àquele pedaço de pau e cordas chamado violão, e, quem sabe, revolucionar a vida de todos que saem pra ver um bom show.


Desde sempre um afccionado por eletricidade, assim como seu conterrâneo Edison e, também, o Dr. Frankenstein, foi somente no inverno de 1941 que ele, depois de tomar muito choque nos captadores, finalmente pôde olhar para o céu e dizer "It's alive!".


Já sentindo o cheiro do sucesso (e mostrando suas habilidades como bom marketing man), Les, puxou o Pol do último nome, deu uma pequena americanizada (naquela época nome estranho era coisa de gente má e nazista) e, pronto, nascia o primeiro godfather do Rock - Les Paul, o inventor da guitarra elétrica.

Onze anos depois, ele assinaria um contrato com a pioneira Gibson para a fabricação das primeiras (e historicas) Gibson Les Paul.


1991 Gibson Custom Shop Les Paul Custom with Super 400 inlays

Les achou que ainda era pouco. E quando muitos pensavam que ele viveria de louros, na maciota, tocando sua guitarra elétrica num rancho com seis suítes e vista pro lago, em Wisconsin, ele me aparece com outra maravilha da natureza: a mesa de som. Para um mundo de queixo caído, e já aos seus pés, ele apresenta então o multitrack recording, onde vários canais desembocam numa só gravação. Uma beleza!

Essas duas invenções/revoluções colocam o nome Les Paul de vez na história da música, para todo o sempre.

Difícil acreditar que depois de ajudar o mundo a fazer tanto barulho, Les agora vai ficar em silêncio. Mais fácil imaginar ele sendo recebido lá em cima pelo John Lennon ou lá embaixo pelo Kurt Cobain...

Qualquer que seja o seu destino, deve ter show hoje à noite, por lá.


R.I.P. Les Paul (1915 - 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário